x

Olá, bem-vindo :)

Olá, posso te ajudar?

Perguntas Frequentes do Investidor

A CondCred é uma instituição financeira?


Não somos uma instituição financeira e não realizamos operações de crédito diretamente. Intermediamos operações de crédito junto a instituições financeiras parceiras autorizadas e regulamentadas pelo Banco Central.




Posso resgatar o investimento antes do término?


Não. O empréstimo foi feito ao condomínio que paga as parcelas fixas mensais. Os repagamentos ao investidor são mensais, ou seja, todo mês o investidor recebe parte do principal + juros, garantindo certa liquidez. Caso o condomínio opte por quitação parcial ou total do empréstimo, o investidor receberá o investimento de maneira antecipada.




O que acontece se um condominio inadimplir?


Ao não identificarmos o pagamento de uma parcela, são, então, iniciadas as ações de cobrança.

Todo o processo de cobrança extrajudicial, contratação de empresas para prestar serviços de cobrança e recuperação de créditos e a cobrança judicial são realizados pela CondCred sem custo ao investidor.

As parcelas pagas em atraso com incidência de multa e juros são revertidos integralmente ao investidor (recebe os valores de multa e juros também).




Há opção de realizar investimento sem recebimento mensal?


Não oferecemos essa opção. O investidor pode optar por reinvestir o dinheiro em outro condomínio.




Quais as taxas cobradas do investidor pela CondCred?


CondCred tem algumas pequenas taxas já atreladas ao produto referentes aos serviços prestados como prospecção dos condomínios, despesas administrativas, análise de crédito e cobrança bem como divisão da comissão com a instituição financeira e empresas parceiras que indicam a CondCred.

Ao receber a proposta de investimento, o valor do empréstimo ao condomínio bem como as taxas administrativas estão contempladas. Vale ressaltar que, tais taxas não irão afetar na rentabilidade do investimento que é apresentada na opção de investimento. Sobre a rentabilidade do investimento, há incidência apenas de IR.




Qual o tipo de investimento da CondCred, renda fixa ou variável?


São considerados renda fixa. Renda fixa são todas as modalidades de investimento lastreados em títulos de dívida.

As operações são regidas pela resolução 2921 do conselho monetário nacional que vinculam a rentabilidade do título recebido pelo investidor (RDB ou CDB) com a performance da dívida gerada pelo título do credor (CCB).

A renda fixa não significa renda garantida e que os investimentos apesar de baixo risco, há risco de o condomínio tomador do empréstimo inadimplir dado que o retorno do investimento está atrelado ao pagamento das parcelas do empréstimo tomado pelo condomínio.




Quais garantias do retorno do investimento?


Os empréstimos não são garantidos ou assegurados por qualquer órgão governamental, instrumento ou qualquer terceiro. Apesar de você investir em títulos de renda fixa, como CDBs e RDBs vinculados, das nossas instituições financeiras parceiras, esses títulos não contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Como todo investimento de renda fixa, essas operações estão lastreadas em dívidas, porém você não incorre no risco da instituição financeira, mas apenas os riscos dos condomínios em que você investir.




Há descontos nos repagamentos mensais como doc/TED


Para receber repagamentos no ITAU, não há cobrança.

Para receber por outras instituições financeiras é cobrado por transferência o custo de R$ 10,60. Esse custo é apenas repassado ao investidor e cobrado pela instituição financeira.




Como funciona o IR sobre o investimento?


Os investimentos da CondCred sofrem a incidência do imposto de renda, a alíquota vai variar com o tempo da aplicação, como indica a tabela abaixo:

O imposto incide sobre o ganho de capital, ou seja, somente sobre a parte do investimento que corresponde aos ganhos dos juros.

O IR incide sobre os juros das parcelas mensais que o investidor recebe, e reduz com o tempo conforme tabela regressiva.

Exemplo, investimento de 36 parcelas o IR incidiria em 22,5% para juros das primeiras seis parcelas, 20% para juros das próximas seis, e 17,5% sobre os juros das parcelas de treze ao vigésimo quarto mês e 15% das últimas doze parcelas.




Como declarar meu IR?


O imposto de renda é retido na fonte, ou seja, a instituição financeira já faz a retenção e a parcela paga mensalmente ao investidor é liquida de IR.

A instituição financeira parceira da CondCred fornece ao investidor o informe de rendimentos no início do ano para a declaração de imposto de renda.




Quanto tempo tenho para realizar a transferência para financeira?


Até 2 dias uteis a partir do momento que a CondCred envia email ao investidor informando que está apto a participar do empréstimo ao condomínio de acordo com a opção feita pelo próprio investidor.

Passado este prazo, o investidor tem seus investimentos cancelados.

A instituição financeira após receber os valores, tem até 5 dias uteis para repassar ao condomínio desde que o condomínio já tenha assinado e reconhecido firma da CCB (cédula de credito bancário) que é contrato de empréstimo realizado entre o condomínio e a instituição financeira.




Como funciona o processo de cobrança da CondCred?


Ao identificar o atraso do pagamento da parcela, a CondCred inicia as tratativas necessárias para cobrança do condomínio, como contato telefônico e email junto a administradora do condomínio e/ou sindico.

Após 60 dias de atraso (ou 2 parcelas em atraso, não necessariamente de meses subsequente) o condomínio é considerado como inadimplente e a ação de cobrança é enviada para assessoria jurídica especializada para buscar reaver os valores devidos inclusive por meio judicial, se necessário.




Quais são as garantias do condomínio?


Nosso modelo de empréstimo não exige fiador ou avalista e exige que a aprovação do empréstimo seja feita em assembleia.

A garantia do pagamento é estabelecida pelo próprio código civil, que tem por base o fundamento jurídico da obrigação propter rem.

A obrigação propter rem é aquela que deve ser realizada por uma pessoa, por consequência de seu domínio ou sua posse sobre alguma coisa móvel ou imóvel. Entre vários exemplos pode-se citar a obrigação que o proprietário do imóvel tem de pagar as despesas do condomínio, previsto no artigo 1.345 do código civil brasileiro de 2002, uma vez que o adquirente do imóvel em condomínio edilício responde por tais débitos, que acompanham a coisa. (Fonte TARTUCE, 2014, p.88)




Como comparar a rentabilidade com o CDB?


O modelo de investimento da CondCred possibilita obter parte do retorno mensalmente por parte do recebimento das parcelas mensais. Como a parcela é fixa e utiliza a tabela Price, a medida que os pagamentos são feitos mensalmente, o valor restante a qual os juros incidem vai reduzindo.

Já em investimentos de renda fixa como os CDBs, o valor investido fica “preso” por um período pré-determinado e ao final do investimento, ou seja, no momento do resgate, o retorno é auferido pelo investidor de maneira integral.

Ou seja, como há diferença na periodicidade dos recebimentos (na CondCred é mensal e no CDB é ao final do período), não é correto comparar (número de meses x valor das parcelas a receber) do investimento da CondCred com o valor recebido no momento do resgate do CBD. Para comparação correta, deve-se utilizar a taxa interna de retorno (TIR).




Quem pode investir?


1) Investidores residentes no país (Brasil)
2) Mínimo 18 anos
3) Possuir conta corrente de mesma titularidade
4) Estar de acordo com os termos da CondCred e perfil do investidor




Qual a rentabilidade dos investimentos?


O empréstimo é realizado ao condomínio por meio da tabela Price, ou seja, as parcelas são fixas durante todo o período. Garantimos ao investidor no mínimo 1,5% a.m dos juros das parcelas que o condomínio paga mensalmente.




Como funciona a operação de empréstimo da CondCred?


A CondCred não é instituição financeira. Apenas intermedia a operação de crédito entre os investidores e o condomínio. Quem realiza a operação de crédito é a instituição financeira. Para se adequar à legislação brasileira, os investidores efetuam a transferência dos recursos para conta corrente da instituição financeira parceira da CodCred que emite a Cédula de Crédito Bancário (CCB), documento representativo da dívida contraída pelo condomínio solicitante do empréstimo, dentro do prazo máximo de 5 dias uteis. O(s) representante(s) legais do condomínio (síndico, conselheiro) assina(m) a CCB com firma reconhecida. A instituição financeira de posse da CCB assinada efetua a transferência dos recursos ao condomínio e realiza o contrato de cessão de crédito sem coobrigação que transfere aos investidores todos os direitos de crédito decorrentes da cédula de crédito bancário (CCB) celebrada entre a instituição financeira e o condomínio. Caso o empréstimo ao condomínio por qualquer que seja a razão não seja efetuado, os valores depositados pelos investidores serão devolvidos no mesmo montante, sem qualquer tipo de correção monetária e em até 7 dias úteis (em relação a data do depósito efetuado).




Qual o prazo dos investimentos?


Como os investimentos por meio da CondCred são destinados ao financiamento de condomínios que tomam o crédito, a duração do investimento está atrelada a duração do empréstimo. A CondCred oferece empréstimos aos condomínios com prazos de 12 até 48 meses e com carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela. Em caso de atrasos no pagamento das parcelas pelo condomínio ou inadimplemento com necessidade de ações de cobrança para recuperação do crédito, os prazos do investimento podem ter duração acima dos prazos informados.




Como efetuar o pagamento do investimento?


Assim que a CondCred aprovar o investimento, será enviado email ao investidor com os valores, prazos, dados bancários para a transferência dos recursos para a instituição financeira bem como as instruções dos próximos passos do processo de investimento.
A transferência dos recursos pode ser feita DOC, TED ou TBI (transferências entre contas do mesmo banco).
As transferências devem ser feitas pela conta corrente do CPF cadastrado na CondCred e que é investidor da operação.





Central de Atendimento
     Telefone (11) 3797-6706
     WhatsApp (11) 99994-4828
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.
A CONDCRED TECNOLOGIA E SERVICOS FINANCEIROS LTDA (“Condcred”) está localizada na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144 - Pinheiros, São Paulo - SP, 01451-000. A Condcred não realiza qualquer atividade privativa de instituições financeiras, como financiamentos e/ou empréstimos. Essas operações são realizadas através de instituições financeiras parceiras autorizadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil), nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.
Política de Privacidade
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black YouTube Icon